O consumo excessivo e habitual do tabaco é a causa de uma doença – o tabagismo – que é a dependência da nicotina, uma substância presente no tabaco, e que dificulta o funcionamento correto do organismo. Esta doença atinge todas as classes etárias desde os adolescentes aos adultos e idosos.
É a geração mais jovem que, para se impor na sociedade ou para imitarem quem fuma, embarcam numa experiência que os acorrenta para a vida, não sabendo estes jovens que estarão a dar o primeiro passo para criar graves problemas de saúde sem retorno.
O que faz o tabaco?
Os principais malefícios à saúde relacionados ao tabagismo referem-se às doenças do sistema cardiovascular, sendo o tabagismo um fator de risco importante para enfarte do miocárdio (ataque cardíaco), doenças do sistema respiratório como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), enfisema e cancro, particularmente cancro
do pulmão, da laringe e da boca.
Acerca de um cigarro
O cigarro normal contém mais de 4000 químicos, alguns deles com propriedades irritantes e cerca de 60 cancerígenos.
Dos muitos constituintes do tabaco os mais agressivos são:
A nicotina, que provoca dependência pelo tabaco.
O alcatrão, que provoca o cancro do pulmão e das vias respiratórias.
O monóxido de carbono, que impede a perfeita oxigenação das células do cérebro
O que são fumadores passivos?
Aquelas pessoas que não fumam, mas que estão frequentemente expostas ao fumo dos fumadores, ficam, de igual modo, sujeitas às doenças provocadas pelo tabaco são os fumadores passivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário